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Histórico

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Em 1866, o jovem Henry Sherwin, aventurou-se a montar um pequeno negócio de revenda de tintas. Era o início de uma empresa que mais tarde se tornaria uma importante indústria no ramo de tintas, e que hoje está presente em vários países.

Com grande visão empreendedora Henry Sherwin confiou no futuro potencial da empresa, mas seu primeiro sócio, Truman Dunhan, não o acompanhou e retirou-se do negócio três anos depois. Dois novos sócios entraram em seu lugar, mas somente um deles permaneceu na atividade – Edwar Porter Williams. A nova parceria, iniciada em 1870, levou o nome comercial de Sherwin-Williams & Co. Três anos depois, tempo em que a concorrência se dedicava ao comércio de óleo de linhaça, os sócios aprofundaram estudos sobre o mercado norte-americano de tintas, pois já pretendiam fabricá-las.

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A empresa progrediu e, em 1873, instalou sua primeira unidade de produção. A partir de 1880 deu um grande salto em direção ao desenvolvimento. Naquele ano lançou no mercado a tinta SWP – Sherwin-Williams Paint, que se transformou em um grande sucesso de vendas. A partir daí o negócio não parou de se expandir. Na virada do século a empresa já era grande e em pouco tempo passou a dominar o mercado de tintas dos Estados Unidos e Canadá, sempre investindo em pesquisa, desenvolvimento de novos produtos.

Em 1930 incorporou uma das mais antigas indústrias de tintas do mundo, a John Lucas & Co, da Filadelfia, e o passo seguinte foi a expansão de suas atividades industriais para a América e daí para o mundo. No início da década de 40, depois de se instalar em Havana e Buenos Aires, a cidade escolhida foi São Paulo.

Sherwin-Williams chegou ao Brasil em 1938. Em 1944, começou sua produção local, com a aquisição da Soperba, então uma indústria de tintas instalada no bairro de Moema. Depois de modernizar aquela unidade, deu início àquilo que os pesquisadores chamam de “segunda etapa” da história do mercado de tintas – a introdução da primeira tinta PVA (à base de água), com a marca Kem Tone.

Na década de 70, foi a primeira indústria do setor a utilizar a técnica de mistura de tintas em lojas. No mesmo período, inovou com o lançamento da primeira tinta acrílica do mercado brasileiro, a até hoje consagrada marca Metalatex.

Em 1982, a Sherwin-Williams deu início a um grande projeto de expansão de suas atividades, ao inaugurar uma fábrica de alta tecnologia para os padrões da época, no município de São Bernardo do Campo (SP), onde permaneceu até 1997, quando transferiu-se para Taboão da Serra – fábrica já concebida para receber a ISO 14 001.

Em 1995, a Sherwin-Williams Company adquiriu a empresa de tintas automotivas Lazzuril, fundada em 1978.

Desde a aquisição a Sherwin-Williams Divisão Automotiva no Brasil investe fortemente no desenvolvimento e produção de vários produtos inovadores que atendem às necessidades de todos os nossos clientes.

Em 1999, a Sherwin-Williams Divisão Automotiva conquista o Certificado de Qualidade ISO 9001, confirmando assim a adequação de todo seu sistema de gestão às normas de qualidade. Este certificado já está atualizado com a versão 2008.

Em 2000, a empresa lança o sistema Lazzudur Alto Sólidos, composto de bases poliéster e poliuretano e todos os complementos da linha.

Preocupada em aprimorar o canal de comunicação com seus clientes, a empresa cria, em 2000, o Clube do Pintor, que possibilita, através da Internet, o acesso a informações sobre produtos, dicas de pintura, orientações quanto aos cuidados e precauções no uso de produtos, além de novidades e lançamentos.

Em 2004, a empresa introduz o sistema de alta performance dirigido a processos de alta produtividade, a Linha Fast.

Empresa ecologicamente responsável, em janeiro de 2004, é reconhecida com o Certificado de Gestão Ambiental ISO 14001.

Em 2007, recebe o Certificado OHSAS – 18001 versão 2007 – Sistema de Gerenciamento de Segurança e Saúde. A Divisão Lazzuril foi a primeira unidade da Sherwin-Williams, com planta fora dos Estados Unidos, a receber esta certificação.

Hoje, a Sherwin-Williams Divisão Automotiva já atua em diversos países da América Latina, como Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Bolívia e Equador, e trabalha desenvolvendo e aprimorando seus produtos, que já ultrapassam seis mil itens, bem como seus serviços, para assim, melhor atender seus clientes.